Blog

Calibração de Termohigrômetro: o que é, como é feita e qual a sua importância na qualificação térmica

 

Fazer a calibração de termohigrômetro é preservar a qualidade de produtos e serviços, para que não conformidades de temperatura e umidade não afetem o caixa e a imagem dos negócios. Mas você sabe o que é isso exatamente, quando deve acontecer essa calibração? Entenda estes e outros pontos aqui.

Contar com a tecnologia agiliza tarefas e processos, mas de que adianta um equipamento se ele não estiver funcionando bem, não é mesmo? A falta de calibração de termohigrômetro, por exemplo, pode afetar seriamente a qualidade dos produtos e a reputação das empresas.

Pensando nisso, hoje vamos explicar o que é a calibração, como ela é importante para a Qualificação Térmica; o que é um termohigrômetro, quando você deve ter um e, principalmente, o que fazer para ele garantir medições sempre corretas, entre outros pontos para seu negócio atuar em conformidade com as boas práticas e normas técnicas.


O que é calibração

Calibração é a operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas.

Em segundo momento, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação.

A calibração substitui a aferição, palavra que deixou de ser utilizada em 1996. E o processo é fundamental para a qualificação térmica. Afinal, esta é uma série de ações realizadas para atestar (e documentar) a instalação e o funcionamento corretos de equipamentos, veículos ou ambientes. Mas sem os certificados de calibração dos instrumentos não é possível efetuar a qualificação.

Calibração na Qualificação Térmica: O que diz a RDC 430?

A Seção III da RDC 430 atribui ao Sistema de Gestão da Qualidade a tarefa de gerenciar Qualificação e Calibração de equipamentos e instrumentos, sendo que a área responsável pelo SGQ deve possuir autonomia hierárquica e os recursos necessários para isso (Art. 18).

 

O que é Termohigrômetro

O sufixo “metro” significa medição; “termo” diz respeito à temperatura; e “higro”, umidade. Portanto, termo-higrômetro ou termômetro higrômetro é um aparelho que permite medir temperatura (interna e externa), além da umidade. Simples de operar, é altamente confiável e durável, quando devidamente calibrado e instalado.

Esse equipamento costuma utilizar sais de lítio para ler os níveis de umidade do ambiente. Essa substância consegue absorver a umidade atmosférica, apresentando uma variação na condutividade conforme a água é absorvida.

 

Quais os tipos

Existem vários modelos, digitais e analógicos, desse equipamento essencial em ambientes onde é necessário o controle de temperatura. Alguns têm memória interna, visor, bluetooth, relógio, calendário, alarme e até software, entre outros complementos dependendo da versão.

Outros contam com medidores externos acoplados e com sensor; os do tipo datalogger conseguem registrar temperatura e umidade em períodos pré-estabelecidos. Há também termo-higrômetro com sensor capaz de detectar a umidade em até 100 metros de distância do local. E opções que conseguem prever a temperatura e armazenar dados dela (amplitudes mínima e máxima).

A escolha do tipo de termo-higrômetro depende de fatores como ambiente e distância. Logo, o ideal é que, antes de comprar um, você determine o local no qual ele será instalado.

Os modernos aparelhos que conhecemos hoje são resultados da junção de higrômetro com um sensor de temperatura e a reação química/física. Com isso, surge a grandeza cientificamente padronizada que chamamos de umidade relativa do ar.

Esses higrômetros, inventados há mais de dois séculos, foram os “embriões”, sendo separados em cinco grandes grupos basicamente: psicrômetros; higrômetros de absorção; higrômetros de condensação; higrômetros elétricos; e higrômetros químicos.

 

Quando usar Termohigrômetro

Sempre que for preciso garantir a adequação ou preparação de ambientes para armazenar, ou qualquer outra necessidade. Vale destacar que o termo-higrômetro é imprescindível no transporte e armazenamento de medicamentos, em especial os termolábeis.

Quando fazer a calibração de Termohigrômetro

Sem calibrar adequadamente seus aparelhos, não é possível realizar a qualificação térmica. Calibrar é um processo importantíssimo para cumprir normas técnicas, prevenir danos, garantir melhor desempenho e prolongar a vida útil dos equipamentos.

Os equipamentos medidores de temperatura e umidade precisam ser calibrados regularmente, ou não será possível garantir precisão e eficácia. Algo ainda mais delicado quando o objetivo é garantir a temperatura adequada de um ambiente para armazenar ou transportar produtos relacionados à saúde.

Lembre-se: os valores indicados pelos termohigrômetros são influenciados por diversos fatores, como quedas e medições extremas de temperatura e umidade. Por isso, a calibração do seu termo-higrômetro e demais instrumentos de medição deve ser feita:

  • Sempre que você adquirir um equipamento novo
  • Periodicamente, de acordo com seu cronograma de recalibração
  • Toda vez que seu instrumento passar manutenção ou ajuste
  • Se você desconfiar dos resultados das medições

 

Como acontece a calibração de Termohigrômetro; confira o vídeo

A calibração dos termo-higrômetros é essencial porque estabelece uma relação entre os valores indicados pelo instrumento e os valores indicados por um padrão de referência. Dessa maneira, podemos saber, precisamente, os valores de temperatura e umidade do ambiente que está sendo analisado.

Quer aprender como funciona este processo? O Diretor da Inframetro, Alexandre Lira, explica tudo no vídeo abaixo. Confira!

 

Onde se usa o Termohigrômetro

 Os termo-higrômetros podem ser utilizados em hospitais, laboratórios, salas limpas, laboratórios, indústrias alimentícias e muitos outros ambientes com necessidades de controle de temperatura e umidade.

Exemplos de uso: no cultivo de plantas/ pesquisa ambiental; cervejarias (fermentação); armazenagem de alimentos; incubadoras farmacêuticas; em museus, para monitoramento da umidade e conservação das obras; estúdios de gravação etc.

Vantagens e desvantagens do termômetro higrômetro

As inúmeras vantagens dos termômetros higrômetros incluem também o monitoramento e a comparação dos dados coletados em um mesmo ambiente.

Ou seja, é uma ferramenta que ajuda a otimizar os processos nas empresas. A tecnologia ainda favorece a reputação corporativa, pois oferece ao cliente a garantia de que a sua mercadoria está devidamente segura.

A principal desvantagem de um termo-higrômetro ocorre quando ele é utilizado sem calibração adequada, comprometendo a integridade dos resultados das medições. O que costuma provocar falhas no processo, problemas financeiros e até prejuízos à imagem de uma empresa.

 

INFRAMENTRO referência em Calibração de Termohigrômetro e outros Instrumentos de Medição

A INFRAMETRO conta com laboratório de calibração acreditado pelo INMETRO (RBC), cumprindo todos os requisitos de inspeção, regulamentação e auditoria.

Todas as calibrações realizadas na INFRAMETRO possuem certificado de garantia e garantem a rastreabilidade das todas as medições.

 

Fazemos um diagnóstico profissional de suas necessidades para elaborar uma cotação de acordo com elas. Fale conosco e receba um orçamento.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.