Qualificação Térmica
A INFRAMETRO tem todo o know-how necessário e larga experiência na realização de Qualificações Térmicas em todo o Brasil, utilizando equipamentos de ponta, validados conforme os requisitos da 21 CFR Part 11 e Guia de Validação de Sistemas da Anvisa, garantindo resultados confiáveis e íntegros.
Elaboramos e fornecemos os protocolos de Qualificação de Instalação, operação e Desempenho (QI, QO e QD), certificado de calibração dos padrões utilizados, Comprovação de registro CFT/CREA, Dados Brutos em CD, Gráficos e resultados dos testes de Abertura de porta e queda de energia.
Alguns equipamentos que qualificamos:
Mapeamento Térmico de Galpões
Trata-se de um estudo do comportamento térmico dentro de toda área de um galpão, por normalmente 5 a 7 dias consecutivos, através da distribuição de diversos data loggers em 3 níveis de altura. O mapeamento térmico de galpão é item obrigatório para distribuidoras e transportadoras de medicamentos em todo o Brasil, de acordo com a RDC 304, de setembro de 2019.
O Software dos equipamentos de aquisição de dados deve obrigatoriamente ser validado, de acordo com os requisitos da 21 CFR part 11 e Guia de VSC da ANVISA.
Resultados e Benefícios:
- Elaborar um mapeamento dos principais pontos do depósito/galpão, de modo a conhecer o comportamento térmico em toda a sua extensão;
- Identificar os pontos mais quentes e frios;
- Ajudar a definir os locais mais adequados para armazenamento de materiais sensíveis à temperaturas altas e baixas;
- Conhecer a variação térmica ao longo dos dias e noites;
- Ajudar a definir os pontos onde devem ser instalados instrumentos de medição diária.
- Atender às exigências da RDC 304.
Qualificação de Transporte de Embalagens
A Qualificação de Transporte é o único mecanismo que consegue garantir que o produto chegará ao seu destino dentro do esperado. A INFRAMETRO é uma empresa especializada neste processo, e conta com toda a experiência e capacidade para realizar a qualificação das embalagens do seu sistema de transporte, qualquer que seja a temperatura de transporte do seu produto, conforme as normas nacionais e internacionais vigentes.
validação de sistemas computadorizados
A validação de Sistemas Computadorizados é item obrigatório para Distribuidoras de medicamento e Transportadoras, de acordo com a nova RDC 304, e o objetivo desta validação é comprovar documentalmente que os sistemas computadorizados utilizados na empresa e que tenham impacto nas Boas Práticas cumprem adequadamente a suas funções, e conseguem atender aos requisitos de segurança, integridade e rastreabilidade dos dados. Os mesmos devem atender as exigências do FDA 21 CFR Part11 e do Guia de Validação de Sistemas Computadorizados da ANVISA.
Certificação em Câmara de Segurança Biológica, Equipamento de Fluxo Laminar, Capela de Exaustão e Sala Limpa
Áreas limpas e equipamentos são ambientes com características especiais e controladas, que devem ser periodicamente qualificados, de maneira a garantir que todos os parâmetros estejam dentro da especificação de classe projetada, visando a proteção dos operadores, do produto e do meio ambiente.
Os relatórios enviados pela INFRAMETRO descrevem de forma detalhada a realização dos ensaios, os cálculos realizados, resultados obtidos em cada ensaio, além de serem assinados pelo Responsável Técnico.
Referências normativas:
- ANBT NBR ISO 14644-1;
- ANBT NBR ISO 14644-3
- NBR 15.767:2009
- NSF/ANSI 49-2008
- ANSI/ASHRAE Standard 110-2016
- NFPA 45
- EN 14175
Qualificação de Sistemas de Exaustão para Farmácia de Manipulação
Para cumprir as boas práticas de manipulação de hormônios, antibióticos e citostáticos, as farmácias devem possuir salas de manipulação dedicadas e sistemas de exaustão eficientes. De forma a atender a RDC Nº 67 de 8 de outubro de 2007 da Anvisa.
“8.7. Nas etapas do processo de manipulação, quando forem utilizadas matérias-primas sob a forma de pó, devem-se tomar precauções especiais, com a instalação de sistema de exaustão de ar, devidamente qualificado, de modo a evitar a sua dispersão no ambiente.”
Nossa qualificação compreende a elaboração e fornecimento de relatórios completos: protocolos de QI, QO e QD, Qualificações, URS, certificados dos padrões utilizados, registos fotográficos, gráficos e muito mais, de acordo com o Guia da Qualidade para Sistemas de Tratamento de Ar (Anvisa) , e visa comprovar efetivamente que o sistema de exaustão utilizado tenha sido projetado, instalado e que opera corretamente.
Calibração de Instrumentos com emissão de certificados com rastreabilidade a RBC/INMETRO
Contamos com um laboratório equipado e com uma equipe treinada para realizar a calibração dos instrumentos da sua empresa, dentro do menor prazo e melhor custo/benefício.
Utilizamos a tecnologia de Certificado Digital de Calibração, através de assinatura digital e-CPF, possibilitando que a emissão do documento eletrônico seja realizada com garantia de autenticidade, confidencialidade e segurança, utilizando a criptografia para validar as informações, legitimando a identidade de pessoas e substituindo o tradicional certificado impresso por um documento digital. Desta forma, os certificados são enviados automaticamente por e-mail para os clientes.
Todas as nossas calibrações tem rastreabilidade a RBC/Inmetro, e as cópias dos padrões utilizados são enviadas para o cliente junto com os certificados de calibração dos seus instrumentos.
Oferecemos modalidades diversas de pagamento dos serviços contratados, sempre negociados anteriormente ao fechamento e dependendo de: local de calibração, sistema de entrega e retirada, forma e prazo de pagamento dos serviços.
Alguns dos Instrumentos que calibramos: